terça-feira, 28 de agosto de 2012

UM SOPRO DE AMIZADE, de Rita Sobral

 
       Neste livro são-nos apresentados dois contos: «A Menina e a Magia do Vento» e «Uma Amizade Silenciosa». Ambos são um convite a viajar através da imaginação.
       Em «A Menina e a Magia do Vento», a personagem principal faz uma viagem inesperada. A força do sopro do vento levou-a pelo ar e fê-la cair numa nuvem onde, por algum tempo, descobriu uma realidade que desconhecia. Mas um dia voltou a ter saudades da sua casa…
       No segundo conto, os personagens não usam a fala dos humanos, mas nem por isso têm menos sensibilidade do que eles. Nesta história dá-se um encontro entre uma estrelinha e uma velha árvore. Um encontro feliz que põe em evidência a importância da amizade.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ROSA, A COELHINHA CURIOSA, de Julia Rawlinson

      Rosa era uma coelhinha muito curiosa. Gostava de saber tudo sobre tudo. Um dia, o Papá Coelho disse que estava a preparar-lhe uma surpresa muito especial. A Rosa bem tentou adivinhar qual era a surpresa, mas o Papá, com um grande sorriso, respondeu: "Espera e verás."
      Mas a Rosa, curiosa que era, não esperou, e lá foi ela a saltitar à procura da sua surpresa . . .

domingo, 12 de agosto de 2012

O SONHO DE MARIANA, de António Mota


        Mariana conta um sonho a seu irmão Pedro. Nesse sonho, Pedro e Mariana, um pássaro maravilhoso e o avô vão entrar numa aventura extraordinária. Este é o primeiro livro da colecção "Biblioteca Pedro e Mariana".

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CONCURSO DE DESENHOS


        REGULAMENTO DO CONCURSO DE DESENHOS

1 – DO INÍCIO E DO TÉRMINO DA PROMOÇÃO
Esta promoção terá início no dia 10 de agosto e término no dia 30 de setembro de 2012.
1.1-DOS OBJETIVOS DO CONCURSO
Desenvolver nas crianças e adolescentes o despertar para a consciência ambiental, através de criações de desenhos sobre o seu meio ambiente;
Contribuir para o conhecimento do jeito particular de crianças e adolescentes manifestarem seus conhecimentos e a sua interação com o seu meio;
Promover a sensibilização de crianças e adolescentes sobre a importância e a necessidade de preservar e conservar o meio ambiente.
2 – DA ÁREA DE EXECUÇÃO E PARTICIPANTES
Esta promoção é válida em todo território nacional e destinada a toda e qualquer criança (de 5 a 13 anos) que deseje participar, desde que tenha a expressa autorização dos pais e/ou responsáveis legais.
3 - DO PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO
O desenho concorrente deverá ser encaminhado, no período de dia 10 de agosto a 30 de setembro de 2012.
4 – DO TEMA
Os adultos devem ajudar as crianças explicando para elas os principais temas ligados ao desenvolvimento sustentável.
Algumas dicas para os adultos:
Provocar reflexões fazendo as seguintes perguntas para as crianças:

• Por que precisamos preservar o meio ambiente?
• Como podemos preservar o meio ambiente?
• Por que a participação de todos é fundamental?
• Por que se deve respeito aos animais domésticos e silvestres?
• Por que preservar as florestas e os rios?
• Como devemos reduzir, reutilizar e reciclar o lixo?

Nós queremos saber de que forma esses temas atingem os pequenos cidadãos do nosso planeta.
Os desenhos deverão ter um título. Os adultos podem escrever o título escolhido pela criança, caso a criança não seja alfabetizada.
É importante ressaltar que não julgaremos técnicas de desenho e perfeições de traços. O importante é que a imagem traduza o pensamento do público infantil
O desenho deverá ser escaneado/fotografado ---imagem digitalizada( .jpg .jpeg ) e encaminhado por e-mail dialogosriomaisvinte@groups.facebook.com junto com o formulário, contendo os seguintes dados: nome completo, nome dos pais e/ou responsáveis, idade, endereço completo, telefone com DDD, e-mail, escola e série.
O preenchimento desses dados representa, automaticamente, a autorização dos pais e/ou responsáveis para a participação da criança ou do adolescente na promoção. A ausência de preenchimento de um dos itens solicitados acima automaticamente desclassificará o participante do concurso.
5 - DO JÚRI E AS ESTAPAS DE SELEÇÃO:
A seleção dos trabalhos será realizada em duas etapas.
Primeira etapa: Análise de ADEQUAÇÃO AO TEMA feita pelo júri. O Júri será formado pelos administradores do grupo https://www.facebook.com/groups/dialogosriomaisvinte/
Na segunda etapa os desenhos ficarão disponíveis no grupo para votação do público.
6 - DO RESULTADO
O resultado será divulgado em data a ser definida, na página do grupo “Diálogos Rio+20” https://www.facebook.com/groups/dialogosriomaisvinte/
7 - DA PREMIAÇÃO
O desenho vencedor receberá o livro ilustrado (quadrinhos) de MAURÍCIO DE SOUZA---uma edição em inglês do livro Turma da Mônica – Cuidando do Nosso Planeta, com texto de Yara Maura e um KIT SURPRESA da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
8 - CONSIDERAÇÕES GERAIS
O encaminhamento do desenho, por meio do formulário, por si só, já representa a expressa autorização dos pais e/ou responsáveis pela participação da criança ou do adolescente na promoção ora realizada.
Os participantes do concurso, desde já, cedem, a título gratuito e de forma definitiva e irrevogável, com as devidas autorizações de seus pais e/ou responsáveis, os direitos de uso de suas imagens, autorizando a divulgação de suas imagens e nomes para divulgação.
As dúvidas, omissões ou controvérsias oriundas desta promoção serão dirimidas pelo Júri do presente concurso.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

AS CARETAS DA LUA, de Carmen Andrade

      Neste livro da coleção «Os pintinhas», Pedro e Rui estão muito divertidos a ver as figuras que as nuvens desenham quando, de repente, reparam na Lua.      
      Como é possível que a Lua se veja quando ainda é de dia? 
      O Pedro, que é um menino que sabe muitas coisas, resolve explicar ao Rui as caretas que a Lua faz.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012



VERSOS COM TODAS AS LETRAS, de José Jorge Letria

       É com letras que se constroem palavras, é com elas que se comunica e se nomeia o que deve ser nomeado. É impensável um mundo sem letras e sem palavras. Com as letras podem-se dizer coisas muito sérias e também brincar.
        Este novo livro de José Jorge Letria, ilustrado por Elsa Lé, constitui uma divertida viagem pelo mundo do alfabeto, transformando-se cada letra numa personagem com vida própria. É, pois, um livro para os mais pequenos e para os mais crescidos partilharem e se divertirem enquanto fazem das letras um bom pretexto para inventarem sempre novas palavras, aquelas que tudo dizem e muito podem deixar por dizer, à espera de outras palavras que entretanto surjam.

"AS CRIANÇAS FAZEM-SE LEITORES NO COLO DOS SEUS PAIS." - Emilie Buchwald