segunda-feira, 30 de julho de 2012

SE TU VISSES O QUE EU VI, de António Mota


        Se tu visses o que eu vi desatavas a fugir uma sardinha a mamar e um pinto a latir. Se tu visses o que eu vi ficavas de boca aberta uma cabra com sete rabos em cima de uma caneca.
      Um livro muito divertido que faz sorrir pelo imprevisto das situações lidas e tantas vezes decoradas por muitos milhares de pequenos leitores.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

LEÓNIA DEVORA OS LIVROS, de Laurence Herbert

     
      Tomando à letra a expressão «devorar livros» (usada habitualmente para definir leitores muito assíduos), este pequeno álbum a cores descreve o percurso do apetite insaciável de Leónia por livros. No final, a protagonista tem que começar a escrever histórias para os seus filhos, que têm pelos livros um apetite igual ao da mãe.
      O texto caracteriza-se pelo ritmo, pela presença de rimas e jogos de palavras. As ilustrações recriam com muito humor as situações descritas.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CINDERELA

AS FADAS VERDES, de Matilde Rosa Araújo

      Este livro foca o maravilhoso concreto da vida e da natureza em poesia e não o maravilhoso da fantasia.
      As Fadas são a natureza, a floresta; as Fadas são o Rosmaninho, a Romã, a Garça, a Borboleta, o Amor, ...
      Esta autora dá-nos a alegria de podermos viver com felicidade, com o que temos à nossa volta, com o que é constante na nossa vida, com as coisas simples e belas que por vezes são tão esquecidas perante o nosso dia a dia pleno de outras preocupações. Ela ensina-nos a viver essa alegria e felicidade simples com palavras enormes e intensas cheias de significado, beleza, música e amor.
      São estes momentos e estas pessoas, com este dom mágico de escrever, que nos fazem acreditar que é possível ser feliz neste mundo tão complicado.
É esta felicidade que temos de ensinar às nossas crianças para que elas a transportem para o futuro e a todos os adultos para que não se esqueçam que a vida é uma dádiva e que merece ser vivida na sua plenitude.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

HISTÓRIAS A RIMAR PARA LER E BRINCAR, de Alexandre Parafita


Porque nos dá tanto prazer dizer e repetir certas expressões e certas palavras?
Claro que é pelo eco que elas produzem.
E quando esse eco ressoa fora de nós e dentro de nós, tanto melhor. É o caso do livro Histórias a Rimar para Ler e Brincar. Vale pelo poder mágico das histórias, mas vale também por serem histórias que rimam. Histórias com eco. Histórias que dá gosto ler, ouvir, aprender e depois... contar.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O VELHO, O RAPAZ E O BURRO, de Maria Teresa dos Santos Silva

Recriação de uma narrativa da tradição oral portuguesa, a versão de Maria Teresa dos Santos Silva recupera, em forma versificada, a sequência tradicional, colocando o velho e o rapaz a serem sucessivamente criticados pelas diferentes opções que vão tomando ao longo do seu percurso. A experiência ensinar-lhes-á, apesar das várias opiniões contrárias que vão conhecendo, que é impossível agradar a todos e fazer calar as vozes que sempre se levantam contra o que observam.
Com humor, também em resultado do contributo das ilustrações de José Miguel Ribeiro, e sem moralismos óbvios, o livro em questão aproxima os leitores contemporâneos dos textos tradicionais, recuperando, com qualidade, elementos constituintes da nossa memória coletiva.

terça-feira, 10 de julho de 2012

PORTA-TE BEM, de José Jorge Letria

Porta-te bem!PNL
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade

· Um livro que reúne as atitudes, cuidados e atenções que as crianças devem ter para serem bem educadas;

· Este livro ajuda os pais, avós e outros educadores a ensinar as boas maneiras às crianças;

· Joana Quental contribui, através das sua excelentes ilustrações, para que seja fácil ensinar as regras do bom comportamento às crianças.