quarta-feira, 26 de junho de 2013

QUANDO O SOL ESTÁ A BRILHAR, de José Fanha

 
            Porque o verão já chegou e as crianças pensam na praia, "Quando o Sol Está a Brilhar" ajuda-as a ter um comportamento responsável num lugar que, se é saudável, também apresenta riscos. Como o escaldão que as duas crianças protagonistas desta história apanharam: “A Joana e o João/ com a pele avermelhada/ e a doer e magoada/ e a gemer arrepelada/ já só sabiam gritar/ e ranger/ e chiar e chorar:/ ai ai ai a minha pele/ isto não é brincadeira/ mais parece uma salsicha/ a fritar na frigideira.”

sexta-feira, 14 de junho de 2013

TARDE DE MÚSICA


MANJERICO - A PLANTA DOS SANTOS POPULARES

         O manjerico, a "erva dos namorados" é a planta mais popular das festas de São João e de Santo António respetivamente do Porto e de Lisboa.
         Em Lisboa, existe a tradição de se comprar um manjerico na altura das festas da cidade – mês de junho. Cada lisboeta compra uma destas plantas aromáticas e trata dela até ao ano seguinte, altura em que deverá ser substituída.
 
          É tradição o manjerico ser acompanhado de um verso popular, normalmente alusivo aos namoros, aos santos padroeiros etc., espetado na terra do vaso.
 
         Também nós pesquisamos uma quadra sobre o Santo António que escrevemos na bandeirola de um manjerico que fizemos com papel crepe.
          Gostamos muito e aqui estão eles.

















 
 
 

segunda-feira, 10 de junho de 2013



Sabias que Luís de Camões morreu neste dia em 1580?
 
  • É a razão de este ser o Dia de Portugal, chamado oficialmente Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

  • Este poeta foi uma das pessoas que mais elogiou as aventuras heroicas dos nossos antepassados! Ele próprio era um grande aventureiro!
  • Sabias que, há bastantes anos, o 10 de junho era chamado o «Dia da Raça»? «Raça» lusitana, ou seja, todos os que são portugueses, tanto os que estão em Portugal como os que vivem por todo o mundo! 

  • Nessa época falava-se muito de heroísmo e orgulho na nação. Na justa medida, são elementos importantes para manter uma cultura e um sentimento patriótico.

  • Mas repara: patriotismo não se deve confundir com nacionalismo. Neste último, os sentimentos positivos de pertença a um país (patriotismo) tornam-se negativos e o acha-se que o próprio país é «superior» a todos os outros... Isso pode ser mau.
  • Bom, e agora outra questão:
    Sabias que a nossa língua é a 7.ª mais falada do mundo? E olha que existem milhares de línguas e dialetos!
  • Mas não é só Camões que representa o nosso país. Existem outros símbolos que nos representam e que também têm história:
    - a
    bandeira nacional;
    - o
    hino nacional;
    - a
    moeda nacional (até à chegada do euro);
    - a
    língua portuguesa!

    in Site Junior


    sexta-feira, 7 de junho de 2013