sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A ESCRITORA VEIO À NOSSA ESCOLA

      Como já tinhamos noticiado, a escritora ROSÁRIO ALÇADA ARAÚJO veio hoje à nossa escola para estar com os alunos desta escola.
       Começámos por a receber e fazer uma pequena visita guiada por algumas partes da escola, onde estão afixados os trabalhos realizados por todos nós.
        Estes trabalhos foram realizados após a leitura e exploração de algumas das suas obras: A Árvore dos Rebuçados, A História da Pequena Estrela, Brincar às Escondidas e outras Histórias da Mãe Natureza e Histórias de um Leque Mágico.
         A nossa turma trabalhou a 1ª obra da autora: "A História da Pequena Estrela", distinguida pelo Prémio Branquinho da Fonseca.
        Este livro pretendeu ser um lugar de encontro onde "as crianças aprendessem e crescessem, tirando daí algo de bom para as suas vidas".
        A autora criou uma personagem - a Pequena Estrela - que acata os ensinamentos e conselhos da "Árvore da Sabedoria" e fica portadora de uma missão, cujo objetivo principal é a do auto-crescimento.
        O texto brinca, num tom sério, com as diferentes mensagens sugeridas, e os conselhos e as advertências dadas à Estrela servem para o seu enriquecimento pessoal.
        Através do convívio com a Árvore da Sabedoria, a Pequena Estrela fica a saber que tem um grande coração, o que a transforma num ser especial, que mais tarde encontrará o que procura e que é capaz de ajudar os outros.
        A mensagem mestra desta entusiasmante história para crianças surge já mais no final. A velha Árvore da Sabedoria alerta a Pequena Estrela para o facto de esta ter de viver cada dia «a passos curtos», sem querer atropelar o normal curso das coisas. Só assim, mesmo sem conhecer o resultado das suas ações, ela poderá seguir em frente, com a certeza do dever cumprido. A mensagem estende-se de igual modo aos mais velhos que têm por tarefa orientar essa vontade imediata que caracteriza as crianças curiosas, corajosas, determinadas e persistentes para que saibam dosear os seus impulsos e controlar as suas frustrações o que, desta forma, as levará a saber sorrir. 
        Na biblioteca, estivemos a conversar com a escritora e, no final, os nossos livros foram autografados com uma dedicatória.
        Ficámos muito contentes por termos conhecido a escritora de um dos livros trabalhados na nossa sala de aula.

Sem comentários:

Enviar um comentário