sexta-feira, 31 de maio de 2013

CHAMEM-LHES NOMES

 
 
          Este foi o livro que os alunos do 3.º ano trabalharam.
        A nossa turma debruçou-se sobre o texto "RABUGICE ABSTRATA".
 
 
     - Eu quero uma coisa concreta! - gritou o miúdo, enquanto se debatia com os trabalhos de casa.
     - Concreta?! - admirou-se a mãe.
     - Sim, preciso de quatro nomes concretos. Conheces algum? A mãe sorriu. O filho ficava sempre rabugento quando tinha de estudar coisas novas.
     - Ora, então... - começou a mãe. - Tudo o que tens à tua volta é concreto: o lápis, a folha, a mesa, o teu quarto...
     - Já chega - disse o miúdo, enquanto, com a língua de fora, escrevia depressa o que ouvira para não se esquecer.
     - Espera! Tens de perceber o que são!
     - Já percebi, não sou burro! São coisas assim... quer dizer... coisas que existem, que fazem parte da realidade... É isso, não é?
     - É, muito bem! E quais são os outros?
     - São os substratos.
     - Não, filho, que disparate! São os abstratos.
     - Ou isso, pois - disfarçou o miúdo. - Desses não sei nada.
     - Então, é fácil. Os nomes abstratos não fazem parte da realidade que vemos, que existe. São ações, ou sentimentos, ou qualidades dos seres... percebes?
     - Espera, espera! Acho que já percebi. Deixa-me ver se acerto: coragem... opinião... tristeza...
     - Viste como sabias tudo o que precisavas? De que é que serviu tanta rabugice?
     - Para pôr aqui - respondeu o rapaz, acrescentando aos nomes abstratos a sua rabugice!



                                                                  Margarida Fonseca Santos in Chamem-lhes nomes!
 

              Após a leitura do texto, debruçamo-nos sobre o estudo de nomes concretos e abstratos.
          Realizamos uma ficha de trabalho.

 
          Pintamos também uma tela com imagens de nomes abstratos.
 


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário