sábado, 28 de janeiro de 2012

ENCONTRO COM O CONTADOR DE HISTÓRIAS ANTÓNIO FONTINHA

   Ontem, o contador de histórias ANTÓNIO FONTINHA esteve presente no auditório da biblioteca para nos contar histórias.
    Esta atividade está inserida no PAA da biblioteca municipal e tem como objetivo comemorar os seus 110 anos da sua existência, bem como os 820 do Foral.
    António Fontinha nasceu em Lisboa em 1966 e viveu até 1975 no Dundo, Angola. Concluiu o primeiro ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1986/86), trabalhando como ator em diversas produções até 1995. Três anos antes começara a desenvolver trabalho como contador de estórias no Centro Educativo da Belavista, ao serviço do Chapitô, o que o levou a mudar de percurso. Desde então desenvolve um trabalho continuado em projetos de intervenção social, em escolas e bibliotecas de todo o país, abrindo caminho aos vários contadores que lhe seguiriam.
    A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, tem feito recolha de contos tradicionais por todo o país, tendo algumas delas sido editadas, como os Contos Populares Portugueses pela Câmara Municipal de Palmela, em 1997 e os Contos que a memória guarda pela Câmara Municipal de Alijó, em 2003.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário