quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

UM DIA DIFERENTE

    Hoje tivemos um dia diferente na nossa sala.
    Começámos por ir para a biblioteca da escola para uma atividade nova: formação de utilizadores, onde aprendemos como os livros se encontram organizados nas estantes (com base no sistema de Classificação Decimal Universal), como requisitar livros, como utilizar os equipamentos audiovisuais e informático e, muito importante, ouvimos as recomendações necessárias para poder frequentar a biblioteca e dela tirarmos bom proveito. Esta atividade durou até às 10H45. Depois fomos ao recreio e, quando tocou, fomos para a sala de aula, onde conversámos sobre o que aprendemos e fizemos a autoavaliação desta atividade.




    Após o almoço, tivemos Inglês e, quando veio a professora Cristina, estivemos a trabalhar o livro "A História da Pequena Estrela", da autora Rosário Alçada Araújo.
    Lemos até ao capítulo III e fizemos o reconto oral deste último. Quase todos tiveram um livro à sua frente. Os que não tinham, foram acompanhando junto dos colegas.
    Levámos para trabalho de casa fazer um pequeno texto escrito onde teremos que fazer o reconto do último capítulo que foi lido.
    Amanhã iremos ler, para a turma, os textos que escrevemos e a professora disse-nos que vamos aprender a fazer a dobragem de uma estrela.
    Esta irá servir para construir uma estrela à semelhança da personagem principal da estória que, nas ilustrações, vai aparecendo em diferentes posições.
    Vamos pedir a colaboração dos pais/familiares na construção das estrelas, podendo usar diferentes materiais e muita criatividade. Estes trabalhos servirão depois para decorar a entrada da nossa escola, porque a autora da estória vem cá no final de fevereiro e vamos preparar-lhe uma receção.

    Para finalizar o nosso dia de trabalho, voltámos à biblioteca, mas desta vez para ouvir um concerto de música, no âmbito das "Tardes da música", promovidas pelos professores de Música.
    Foi um dia muito divertido. Vimos e aprendemos muitas coisas, de forma diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário